MOUSE GAMER SCIMITAR PRO

Redesign de página de vendas

Aprimorando a experiência do usuário com base em desk research.

Introdução

O mercado de games tem apresentado crescimento constante durante os últimos anos. Estima-se que até 2023 sejam movimentados mais de 200 bilhões de dólares no mundo. Dentro desse mercado, três segmentos acompanham o crescimento de forma exponencial:

Briefing

“Criar uma Landing Page de divulgação e venda de um produto ou serviço para alguma marca conhecida no mercado.

O estudo deve conter análise sobre melhorias, com um racional baseado nas pesquisas.”

Aela.io

O desafio

Como aprimorar a experiência do usuário facilitando a análise comparativa e tomada de decisão de compra com apoio de informações estratégicas.

Como desenvolvi o projeto

Busquei entender o mercado de games e seus segmentos de eSports e periféricos me aprofundando em relatórios especializados, insights e perspectivas que apresentaram números de performance das principais marcas fabricantes.

Com essas informações analisei comparativos entre os principais players em fóruns especializados que me possibilitaram relacioná-las com o comportamento do usuário e identificar quais problemas eram mais frequentes e que pudessem ser uma oportunidade para explorar na página.

Após a definição do problema a ser resolvido analisei como os players concorrentes buscam apresentar suas soluções e como eram disponibilizadas para o usuário. Esse benchmark gerou uma série de outros insights que serviram de base para esboçar a estrutura de informação da página e orientar o desenvolvimento do layout juntamente com a proposta de valor a ser implementada.

Descoberta

  • Pesquisa exploratória;
  • Identificação de insights.

Desenvolvimento

  • Validação de suposições;
  • Definição do problema a ser resolvido;
  • Análise de competidores.

Solução

  • Criação de persona;
  • Análise do layout atual;
  • Implementação da proposta de valor na interface.

Descoberta

Encontrando problemas através da desk research

A principal questão no início do projeto era buscar entender que tipos de problemas os usuários de mouse gamer teriam e que tivessem um significante impacto na percepção do produto e do seu uso.

Com isso, busquei informações sobre quais marcas eram mais lembradas no mercado e os motivos para o bom ranqueamento no mercado segundo relatório especializados. Então, categorizei as informações em institucionais e mercado; este último segmentei em 4 pilares, sedo eles: mercado de games, mercado de eSports, mercado de periféricos high-end e sobre o próprio usuário gamer.

Identificando e classificando as principais informações

Diante da grande quantidade de informações relevantes e esclarecedoras sobre o mercado e seus usuários optei por organizar os principais insights que apresentaram maior clareza sobre quais os problemas são mais latentes e interferem diretamente na relação com o com os produtos

  • As características que atraem um gamer podem ser divididos em três pilares:

    1- Player Streamer Profissional através de transmissões de lives e/ou partidas de torneios e campeonatos oficiais. 

    2- Player Streamer Casual com foco em transmissões de partidas próprias solo ou em equipe. 

    3- Pro Player que tem no game uma profissão. A monetização também é de patrocínios mas a premiação de campeonatos e torneios são bem rentáveis. 

  • O consumo dos periféricos é praticamente uma segunda atividade.
  • A comunidade é muito engajada na produção de conteúdos e reviews.
  • Há também uma certa distância entre as marcas e os players que ainda não sao pro ou hard. Isso cria uma certa sensação de desprezo

Após análise das informações de mercado alguns fatores chamaram a atenção:

 

  1. A marca possui uma boa reputação no mercado frente aos principais concorrentes;
  2. Há um ótimo consumo de dois periféricos nas principais categorias: mouse pad e teclado;
  3. A categoria de mouses da marca não acompanha a performance desses dois produtos no quesito market share;
  4. Os mouses com maior número de vendas e de maior interesse do público não figuram com destaque em reviews especializados.
  5. O produto em questão, o Scimitar Elite RGB, possui bons número de performance para algumas categorias de games.
  6. O principal concorrente e que tem forte presença no mercado é a Logitech: seus produtos são praticamente top 5 em diversas categorias de gamer e também na preferência do pro player.
  7. Um recurso muito explorado pelos concorrentes é a identidade visual tendo forte relação entre as embalagens e o aspecto visual dos sites.
  • Dificuldade na busca de informações técnicas detalhadas.
  • O produto não figura com destaque em reviews especializados. Isso pode ser causado por impactos de patrocínios de outras marcas/produtos concorrentes;
  • O público demonstra muito conhecimento dos dados técnicos do produto;
  • Não há uma forte relação entre algum player ou equipe profissional ligada à marca, consequentemente, ao produto.

Desenvolvimento

Validando suposições e descobrindo problemas do usuário

Após a fase de descoberta dos diversos pontos acerca da dinâmica do produto no mercado e quais as percepções dos usuários algumas suposições puderam ser elaboradas baseadas nos insights de maior relevância.

Fez-se necessário uma nova desk research onde busquei validar essas suposições com o objetivo de identificar as oportunidades mais interessantes.

Suposições e validação

Indicação de pro players e análises técnicas

A experiência de quem já utiliza o produto impacta diretamente na decisão de compra.

Consumo de reviews e conteúdos

Alto e considerável consumo de conteúdo de reviews em blogs, sites, Facebook e YouTube.

Lembrança da marca não é um critério relevante

Impacto moderado do share of mind na decisão de compra não figura como um fator de alta relevância.

Descobertas da desk research de validação

Três importantes suposições foram levadas em consideração para a definição do problema a ser resolvido tendo em vista as oportunidades possíveis que tinham maior aderência às dores dos clientes.

Um ponto importante é que os equipamentos utilizados para um game específico tende a ter um impacto maior sobre as outras marcas. Exemplo: um kit de teclado+mouse utilizado por um pro player para games de tiro em primeira pessoa tende a ser comprado pelos seus seguidores e fãs.

A lembrança de marca tem uma certa importância mas é bem distante quando comparada a indicação ou uso de um pro player. Há um consenso quase geral sobre as marcas onde praticamente todas possuem características semelhantes para cada equipamento. Porém, há distinção classificando as que mais figuram nos campeonatos e torneios das que não figuram muito. Há um entendimento que isso não as qualifica como melhores.

Fato comprovando ao visitar os fóruns, sites e blogs especializados em reviews e análises: os gamers não consideram que os sites dos fabricantes se preocupam com informações e conteúdo com a mesma relevância do esforço de venda tanto que alguns mostram somente informações básicas dos produtos.

Identificando e priorizando problemas

Com base nos problemas identificadas listei as oportunidade possíveis que apresentam maior proximidade e aderência às dores dos clientes.

Informações de características dos produtos

Disponibilizar ao público as informações de desempenho do produto e comparar com os concorrentes destacando seus pontos fortes.

Vantagens competitivas em relação aos produtos concorrentes

Apresentar as principais vantagens do produto nos games voltados para campeonatos, torneios e em performances de pro players.

Solução

Desenvolvimento da página do produto

Busquei entender com profundidade os principais comportamentos dos dois perfis identificados: o casual e o pro player.

Com isso, destaquei as principais informações e após avaliação, concatenei as os resultados das análises com os principais insights que possuem relação com os problemas identificados.

Perfil do gamer

Pro player

Disponibilizar ao público as informações de desempenho do produto e comparar com os concorrentes destacando seus pontos fortes.

Casual player

Apresentar as principais vantagens do produto nos games voltados para campeonatos, torneios e em performances de pro players.

Persona

Casual gamer

Amanda

Pro player

Saulo

Atitudes
Visita diversos canais de conteúdo e faz parte de grupos de Facebook e Discord sobre estratégias de jogo.
Acompanha lives de campeonatos e reviews de torneio.

Motivações
Competir em grandes torneios/campeonatos com patrocínio de marcas famosas.

Objetivo
Se tornar pro player e fazer parte de uma equipe feminina no cenário competitivo.

Cenário de interação
Segue indicações dos equipamentos dos pro players e suas conquistas. Por isso, gosta de analisar todas as informações sobre produtos profissionais.

Atitudes
Beta-tester oficial de equipamentos e jogos.
Faz lives reviews de partidas de torneios e tem um grupo fechado de discussão com outros pro players.

Motivações
Ser reconhecido como um pro player e ter fontes de renda em mentorias.

Objetivo
Conquistar o pódio de algumas competições internacionais e ter a própria equipe profissional.

Cenário de interação
Estuda sobre detalhes técnicos.
Gosta de fazer reviews e coleciona equipamentos para diversos cenários de uso.

Análise de competidores (benchmark)

Análise da página atual

Realizei uma análise atual da organização das informações, seções e áreas de destaque para identificar pontos visuais críticos que podem ser melhorados.

Menu
Simplificar e separar navegação institucional da navegação de produto.

Título H1 + descrição
Aprimorar espaçamento e aumentar tamanho da fonte.

Thums + galeria de imagens
Aprimorar layout, visualização e posicionamento das thumbs.

Menu do produto
Criar uma seção de destaque para os itens técnicos e descritivos.

Título da seção
Melhorar o contraste e posicionamento.

Texto
Deixar claro qual a função e aprimorar a descrição.

Títulos das funcionalidades
Melhorar layout geral do texto em destaque.

Texto
Aprimorar layout do elemento.

Áreas de toque
Inserir label para melhor identificação.

Seletor
Aprimorar status e layout.

Texto
Reposicionar para melhorar leitura.

CTA
Utilizar mema identidade visual e melhorar posicionamento referente ao fundo (background).

Seletor de idiomas
Reposicionar para o topo da página.

Desenvolvimento da interface

Inpirações visuais

Moodboard

Pesquisei imagens que retratam o ambiente onde o gamer atua seja ele casual ou pro.
Destaquei situações onde há interação com equipamentos e acessórios customizados como mobília, revestimentos de paredes e cenários e ambientes.

Páginas dos concorrentes e propostas semelhantes

Agrupei propostas do mesmo segmento para identificar padrões de identidade visual e composição de elementos

Estrutura da página

Seções (por tipo de informação).

 

  • Header com imagem do produto + H1 + Fotos
  • Hero: imagem + principal característica técnica + CTA 
  • Principais características técnicas
  • Gráfico de performance frente aos concorrentes * 
  • Comparativo com os concorrentes
  • Melhores características por categoria de game
  • Tabela das infos técnicas + especificações gerais *
  • Depoimento do pro player *
  • Software de customização
  • Rodapé + Newsletter

* Seções que atendem a proposta de valor

Wireframes

1 – Header com imagem do produto + H1 + Fotos

2 – Gráfico Comparativo + Características + Tabela

3 – Depoimentos pro player + Software

4 – Footer

Paletas de cor

Principal

Secundária

Auxiliar

Tipografia

Interface

Aprendizados

Busquei entender o mercado de games e seus segmentos de eSports e periféricos me aprofundando em relatórios especializados, insights e perspectivas que apresentaram números de performance das principais marcas fabricantes.

Pesquisa

Ao buscar e verificar várias fontes me deparei com algumas contradições e dados consideravelmente distantes de uma mesma informação. Isso se dá principalmente quando a investigação é focada em fontes de cunho opinativo, ou seja, apesar de se mostrarem imparciais, é perceptível algum viés que nos levam a uma dúvida sobre a qualidade da informação.

Persona

  • Mesmo encontrando diversas fontes boas provenientes de estudos qualitativos bem fundamentados e organizados, a influência da persona pode ser questionada. As informações sobre as demandas do produto até se conectam com algumas atitudes e comportamentos mas é necessário também um olhar apurado para extrair valor dessa ferramenta.

Problemas vs Soluções

O melhor aprendizado. Por mais que sejam encontrados diversos problemas, é possível resolver 2 ou 3 por conta da relação que podem ter entre si. Por exemplo, a falta de informação pode ser em várias categorias como informação incompleta, inconsistente, com baixa clareza etc. No meu entendimento, são boas oportunidades de “acertar 2 alvos com um tiro só”.

Outro ponto importantíssimo é a validação do problema, ou seja, confirmar que um problema afeta o negócio e a experiência do usuário ao mesmo tempo. Fiquei muito satisfeito ao concatenar esses pontos pois me deram muita clareza sobre as possibilidades de solução.

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